É um conjunto de técnicas terapêuticas utilizadas para prevenir e tratar as mais variadas disfunções. Elas são: Mobilização Neural, Crochetagem, Liberação Miofascial, Maitland, Mulligan, McKenzie, entre outras. Elas atuam sobre os tecidos musculares, ósseos, conjuntivos e nervosos. Cada técnica contém uma maneira específica na aplicação, podendo ser através de manipulação, mobilização, tração, fricção, oscilações, deslizamentos, contrai-relaxa, inibição recíproca e técnicas combinadas.
O objetivo dessas técnicas de terapia manual é obter de forma direta ou reflexa reações fisiológicas que equilibram e normalizam as alterações musculares, osteoarticulares, orgânicas e funcionais, assim como suas manifestações dolorosas.
Um dos princípios da terapia manual é avaliar o paciente como um todo, investigando as dores e disfunções, detectando anormalidades do movimento, testando os tecidos estruturais anatômicos para formar um programa de tratamento específico para cada sistema musculoesquelético, já que a terapia manual apresenta ferramentas específicas para trabalhar cada tipo de tecido do nosso corpo, assim gerando bem estar e alívios das queixas provocadas pelo estresse diário, proporcionando mais qualidade de vida no nosso dia-a-dia.