O Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, o qual utilizou-se da anatomia humana e de técnicas orientais ancestrais para a produção de exercícios leves, dinâmicos e fortes, que são capazes de trabalhar todos os músculos e partes do corpo. O método possui mais de 500 tipos de exercícios, que podem ser aplicados nas mais variadas intensidades, do nível básico até o super avançado, podendo ser realizados no solo ou nos aparelhos, sempre visando a completa conexão entre corpo e mente, desenvolvendo e restaurando a saúde em condições patológicas, assim como, promovendo o aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.
Seus exercícios são realizados de maneira controlada, com pouco impacto, de maneira contínua, dessa forma, fortalece-se os músculos fracos, alonga-se os músculos encurtados, dinamiza-se os movimentos articulatórios e equilibra-se o corpo como um todo. Os reflexos são sentidos também no aumento da coordenação motora, alívio do estresse e aumento da capacidade de concentração e da consciência corporal.
A principal vantagem desse método é ele ser acessível para todas as pessoas por respeitar a capacidade e necessidade individual, assim podendo ser praticado desde uma criança de 8-10 anos, gestantes com liberação médica, atleta de alto rendimento até idosos com mobilidade reduzida.
Com os tempos atuais, poucas as pessoas prestam atenção na forma como se sentam, como dormem, como caminham e como permanecem boa parte do seu dia, só percebem que o corpo permanece reclamando de algo, para isso o Pilates pode lhe ajudar devido aos inúmeros benefícios e vantagens que ele oferece graças aos seus movimentos completos e versáteis que podem lhe proporcionar muito mais qualidade de vida e bem-estar, algo cada vez mais importante nos dias de hoje.
PILATES: uma técnica antiga, mas perfeita para as necessidades dos tempos atuais.